Animal estava em cima de uma casa no bairro Caraguava; resgate foi feito com ajuda de guindaste
Um cavalo foi resgatado pelas equipes de resgate no sábado (11) em Peruíbe, litoral sul de São Paulo. O animal estava na laje de uma casa que acabou inundada pelas chuvas.
Com a força das águas, a dona do animal o colocou na laje da casa, localizada no bairro Caraguava, para protegê-lo da inundação. Ela conseguiu levar o animal por meio de uma escada de cimento que dava na laje.

No sábado (11), após a água baixar, a moradora não conseguiu fazer o animal descer.
Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) e voluntários se reuniram para fazer o resgate do cavalo.
O resgate foi realizado em segurança com a ajuda de um guindaste do Corpo de Bombeiros. O animal não precisou ser sedado. O cavalo foi amarrado com cordas ao equipamento e alcançou o chão na frente da casa, que já estava seco, rapidamente.

Estado de emergência
O Governo de São Paulo homologou na sexta-feira (10) o decreto que estabelece estado de emergência no município de Peruíbe. A Defesa Civil do Estado contabiliza o total de 465 desabrigados, que estão alojados em três escolas municipais.
O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado realiza o monitoramento ininterrupto da situação no município em contato direto com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Além disso, foi enviado alerta pelo modo Cell Broadcast para alertar toda a população sobre os riscos das chuvas no município.

Após solicitação da Prefeitura de Peruíbe, será encaminhada uma equipe do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para realização de vistorias técnicas em áreas onde ocorreram deslizamentos de terra.
A equipe da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil realizou visitas a todos os abrigos do município, orientando as equipes municipais sobre os procedimentos adequados para gestão dos locais.
Além disso, coordenou, com o apoio de equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental, ações de salvamento das pessoas que se encontravam ilhadas em suas residências.

Envio de ajuda humanitária
A Defesa Civil do Estado e o Fundo Social de São Paulo já enviaram o total de quatro caminhões com 300 cestas básicas; 350 kits de limpeza; 350 kits de higiene; 350 kits avulsos (rodo, vassoura e água sanitária); 350 kits dormitório (colchão, travesseiro, cobertor e roupa de cama); 5 caixas de roupas (2 masculinas, 1 feminina, 2 infantis), além de brinquedos, absorventes, calçados e álcool em gel.
Disponibilização de recursos
Durante a reunião com o Prefeito, a Diretora da Defesa Civil disponibilizou recursos para o município executar serviços emergenciais. A Prefeitura se comprometeu a analisar e, caso seja necessário, irá formalizar o pedido ao Governo Estadual.