Escolas da rede municipal redescobrem a história de Carapicuíba

Compartilhe com:

Neste domingo, 26, Carapicuíba completa 52 anos de emancipação político-administrativa, e a rede municipal de ensino embarca na história da cidade. A criançada de toda a rede  está envolvida no projeto Redescobrindo nossa História. Trata-se de um mergulho no passado, revisitando os principais fatos históricos, que resultam em trabalhos escolares. Já os estudantes das quintas séries estão numa maratona de roteiro histórico. Nos dias 21 e 22, 140 estudantes visitaram locais como o Parque da Aldeia, Helipark, Parque Planalto, Shopping Carapicuíba, Estrada da Fazendinha, Santa da Pedra (Vila Iza), Educandário Santa Terezinha, Parque Gabriel Chucre e a Cohab, além da avenida Inocêncio Seráfico.

“Muito importante que os estudantes tenham contato com nossa história”, avalia o prefeito Marcos Neves, “pois ajuda na formação de um cidadão crítico e consciente de seu papel na sociedade local”.

A GÊNESE – O aldeamento de Carapicuíba foi fundado por Anchieta, em meados de 1580. Época de muitos conflitos, principalmente com os bandeirantes, interessados na captura de índios para utilizar como mão de obra escrava.

Em 1854 o Barão de Iguape comprou as terras e deu-lhe o nome de Fazenda Carapicuíba. Com a chegada da Estrada de Ferro Sorocabana, em 1875, o vilarejo conheceu um tímido aceno de progresso. A primeira estação só foi construída em 1921, a Estação Sylviania. Um desvio foi feito para atender o abatedouro de gado instalado no quilômetro 21. O gado ficava confinado no conhecido por Campo da Boiada, hoje Parque dos Paturis. Os funcionários do abatedouro e da ferrovia se instalaram no pequeno vilarejo, que começou a crescer. Em 1923, a Fazenda Carapicuíba foi vendida a Delfino Cerqueira, que contratou uma empresa para lotear e abrir ruas.

Em 1926, se instalava no jovem município a Fiação Sulamericana, com a Vila Operária. A estação Antonio João foi construída para atender a demanda dos funcionários dessa empresa. A estação Santa Terezinha foi construída para atender o Educandário Santa Terezinha, que na época abrigava filhos de hansenianos.

Em 26 de março de 1965, Carapicuíba se emancipa de Barueri.

 

Compartilhe com:

Maurilio Candido

Jornalista Profissional Mtb: 51058 - DRT/SP

Next Post

Com tema “Redescobrindo nossa História”, Carapicuíba celebra 52 anos na Aldeia

qui mar 23 , 2017
Cidade recebe show do Fábio Teruel, jogo das estrelas com Neto, Müller e Velloso, atividades de zumba, plantio de mudas com a população, entre outras ações

You May Like

error: Este Conteúdo é Protegido por Direitos Autorais !!