Tempos novos: Como se adaptar a diminuição do alcance orgânico do Facebook?

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Por Maurílio Candido

O Facebook por anos veio se firmando na Internet como uma das maiores redes sociais do mundo, e aproveitando a imensa quantidade de internautas interagindo nela, as empresas não perderam tempo. Utilizaram a imensa capacidade da rede para alavancar seus negócios. Mas, se você utiliza a rede há algum tempo, você certamente percebeu a brusca e alarmante queda do alcance orgânico da rede. Suas postagens no Facebook costumavam ganhar um número enorme de ações e interações, mas agora você percebeu que elas estão vacilando e você ainda não sabe como manter o ritmo?

O fato é que esse declínio não é novo. A maioria de peritos relatam que, o declínio no alcance orgânico bateu seu pico em 2014. Isto foi quando os empresários e especialistas em marketing começaram a expressar preocupação sobre o assunto. A má notícia é que não há muito que você pode fazer para reverter essa tendência no próprio Facebook. A boa notícia é que você ainda pode se adaptar. Você só tem que aprender como.

Por que o alcance do Facebook está caindo?
A queda do alcance orgânico no Facebook se deve a vários fatores. O primeiro é que, há tanto conteúdo sendo publicado no Facebook agora, que praticamente esgota o sistema. Neste momento, existem mais de 1,86 bilhões de pessoas usando o Facebook, e cada uma delas, como você, está criando, editando e compartilhando conteúdo. Daí, como você pode imaginar, ganhar visibilidade no feed de notícias se tornou uma coisa bem difícil.

Além disso, o Facebook também mudou seu algoritmo de classificação em 2015. Essa mudança eliminou o arranjo cronológico de postagens e atualizações e passou a classificar as mensagens de acordo com o nível de interesse que o Facebook acredita que os leitores poderiam ter nele especificamente. Enquanto alguns acharam ótimo para personalização de conteúdo, ficou terrível para os empresários.

Essa situação só piorou desde então. Mesmo antes que o Facebook atualizasse seu algoritmo em 2015, um estudo apontava que o alcance orgânico das páginas no Facebook caiu de 16% (dezesseis por cento) para 6,5% (seis e meio por cento) em média, e de lá para cá a média do alcance orgânico baixou um pouco mais, caindo para algo em torno de 2,0%(dois por cento). Estratégia que segundo peritos, beneficiaria a monetização da rede através dos Anúncios do Facebook, cujo faturamento aumentou em 51% segundo divulgação da própria empresa. O editor-adjunto do departamento de noticias digitais do Chicago Tribune, Kurt Gessler, em 17 de abril, publicou um artigo informando que o Facebook não estava mostrando nem um terço dos posts nos feeds de noticias.

Mas até aí, tudo bem é fato, mas, como se adaptar ao que está acontecendo?
Não se desanime. Não entre em pânico. Existem ainda e sempre irão existir maneiras para se contornar a realidade do constante declínio do alcance orgânico do Facebook.

O que você deve ter em mente:

– Dar maior atenção na escolha de seus posts
Antes da alteração do algoritmo, os profissionais de marketing podiam disparar aleatoriamente – postando dezenas de posts sem target, nem mesmo objetivo a não ser desfrutar do grande alcance orgânico que a rede oferecia, sem distinção -. Hoje, isso não é mais possível. Em vez disso, cada postagem que você publicar deve ter o conteúdo mais qualificado e mais direcionado possível.

Essa já era a regra utilizada pelos profissionais de marketing e empresários em posts patrocinados, mas agora é também a regra para os posts gerais que devem ser segmentados de uma forma muito mais eficiente, o que ajudará a garantir que seu público o encontre e também deve ter muita atenção ao conteúdo que deve ser interessante e altamente relevante.

– Pedir Interação aos usuários
Quanto mais interação suas postagens conseguirem, maior preferência o algoritmo lhes dará. E assim seu post consegue maior alcance e visualização. Por isso, peça sem medo aos seus leitores para interagir com o seu conteúdo. Um simples curta, compartilhe ou comente pode garantir que seu post alcance mais leitores, e assim seu alcance orgânico permanecer onde deveria estar.

– Faça vídeos ao vivo
Os vídeos ao vivo são uma maneira eficaz de contornar o problema de alcance orgânico do Facebook. Hoje, as pesquisas mostram que os usuários do Facebook gastam até três vezes mais tempo, assistindo vídeos ao vivo, do que os vídeos tradicionais. Então a transmissão via Facebook Live, pode ser uma forma eficaz de envolver seu público e gerar mais tráfego e engajamento.

– Focar seu próprio conteúdo
Você pode ter uma série de abordagens para melhorar seu alcance no Facebook, mas é importante se concentrar nas plataformas que você pode controlar totalmente. Ou seja, seu próprio site ou blog. Embora a plataforma do Facebook seja sempre muito valiosa, o conteúdo do site orgânico é sua própria casa e, quando feito corretamente, pode dar mais retorno do que o Facebook jamais te daria. Concentre-se em criar conteúdo de qualidade em seu próprio site. Assim você não terá que se preocupar com algoritmos que prejudiquem seu engajamento e alcance.

– Para melhores resultados
Contratar profissionais para ajudar a tornar o seu conteúdo com a melhor qualidade possível é um bom conselho, opte por profissionais em design, texto edição e captação de vídeos, ou até mesmo para criação e gestão de suas redes, se não dispuser de tempo e atenção para isto.

– Cautela com sua publicidade
Muitos empresários hoje olham a publicidade no Facebook com cautela. Muitos deles gastaram muito dinheiro e não viram resultados. Embora a publicidade seja necessária para todo e qualquer negócio, ela tem de ser feita da maneira correta. Isso significa acompanhar as ações que os usuários realizam nos anúncios, segmentar público-alvo e utilizar as informações do público-alvo para saber mais sobre seus clientes e assim personalizar suas ações de marketing.

– A importância da informação
Tudo o que foi dito aqui não representa nada, se você não utilizar as informações de nossas dicas. Embora o declínio do alcance orgânico do Facebook possa ser algo preocupante, tomando estes passos com inteligência e atenção você com certeza irá contornar este problema. Ao fazer coisas simples, como segmentar sua publicidade, se você quiser executá-la, publicar conteúdo com maior qualidade, mais segmentado, mais orgânico, você vai melhorar seu alcance orgânico em geral.

O mais importante que você pode fazer para sua empresa e seus negócios é investir tempo e atenção na criação de conteúdo personalizado e de qualidade. O Facebook é uma plataforma valiosa. Mas se você focar no conteúdo, a qualquer tempo, pode ajustar o público-alvo e suas metas e sempre ajustar ao seu público, não importa o quanto ele cresce ou muda ao longo dos anos.

 

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Maurilio Candido

Jornalista Profissional Mtb: 51058 - DRT/SP

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