As equipes masculina e feminina de Xadrez de Osasco participarão no próximo dia 4/7 dos Jogos Regionais, em Santo André. Segundo o mestre FIDE (Federation Internacional de Echecs) Wagner Madeira, a equipe osasquense é favorita na conquista de uma vaga para os Jogos Abertos do Interior, a ser realizado em setembro, na cidade de Rio Claro.
No dia 30/6, a Escola de Xadrez de Osasco realizou o IV Circuito de Xadrez Rápido de Osasco, que conta, ao todo, com sete etapas em várias cidades e todas elas classificatórias para a final, que acontece em dezembro. A próxima etapa será dia 25/8 e as inscrições podem ser feitas na própria Escola de Xadrez, com meia hora de antecedência do início do campeonato.
A equipe de Xadrez de Osasco participou de vários campeonatos este ano. Em abril, a enxadrista Camila Ferreira de Macedo, da equipe feminina principal, consagrou-se vice-campeã brasileira sub-18, em evento realizado no Clube de Xadrez São Paulo.
A atleta também competiu no Circuito Feminino de Xadrez, em São Bernardo do Campo, no mês de maio, classificando-se para a etapa final em dezembro. Também no mês de maio, dois alunos da escola de Xadrez de Osasco disputaram medalhas no Campeonato Brasileiro de Categorias Menores, ocorrido em Florianópolis.
Na categoria sub-10, Gabriela Usui consagrou-se vice-campeã brasileira. Na categoria sub-14, Daniela Fujita ficou com a terceira colocação.
Na primeira quinzena de junho, a participação foi internacional, no Campeonato Continental Absoluto de Xadrez, realizado em Montevidéu, Uruguai. A competição reuniu os melhores enxadristas das três américas. O mestre FIDE, Wagner Madeira, representou Osasco e manteve sua posição no ranking internacional da modalidade.
A Escola de Xadrez de Osasco, vinculada à Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer (Serel), fica na Avenida Marechal Rondon, 260, Centro. As aulas são gratuitas, acontecem de segunda a sexta, e atendem desde alunos iniciantes aos de treinamento competitivo de todas as idades.
A escola possui ambiente climatizado e estacionamento acessível a todos os interessados. “O xadrez requer lógica, conhecimento e raciocínio, além de promover o bom desenvolvimento mental e comportamental das crianças”, disse Carmônio Bastos, secretário de Esporte.
Mais informações sobre as atividades da Escola de Xadrez de Osasco, ligue nos telefones: 3654-1114 e 3682-2711, Ramal 29.