Para combater as enchentes em Itapevi, a Prefeitura está tocando três grandes obras que vão transformar a cidade: além dos piscinões do Suburbano e do Vitápolis, a Prefeitura deu início, em 1º de outubro, às intervenções do piscinão do Sapiantã. Ao todo, as obras somam aproximadamente R$ 112 milhões em investimentos.
O piscinão do Sapiantã está localizado ao lado direito da estrada Yoshihiro Iwahashi, no bairro do Sapiantã. O equipamento terá área de 22.402,09 m² e capacidade para receber 81.830,00 m³, ou seja, 81.830.000 litros. O dispositivo terá 3,34 metros de profundidade.
Os primeiros trabalhos serão de escavação do reservatório. Na sequência, serão executadas a regularização do platô (parte elevada e plana de um terreno) lateral, instalação e enchimento de geoformas têxteis (sistema construtivo), plantio de gramas nos taludes (inclinação na superfície lateral de um aterro) e instalação de gradil metálico.
O piscinão receberá águas do Rio Sapiantã, que é afluente direto da margem direita do Barueri-Mirim, que, por sua vez, desemboca sob a Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva (SP-274), próximo ao Itapevi Center. O objetivo é reduzir a incidência de enchentes e alagamentos na região.
O Rio Sapiantã nasce em Vargem Grande Paulista, se estende por aproximadamente 10,4 quilômetros até a sua foz, cruzando os bairros do Sapiantã, Vila Nova Esperança e Vila Santa Rita, dentre outros. As obras do Sapiantã devem ser finalizadas em 2019. Já os piscinões do Suburbano e do Vitápolis devem ser concluídos até o final deste ano.
As três intervenções são realizadas pelo Consórcio Barueri-Mirim, que é composto pelas empresas Soebe Construção e Pavimentação e Construtora Etama Ltda. Ele atua em parceria com a Prefeitura de Itapevi, que entra no projeto com contrapartidas financeiras, e o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC).
Piscinão do Suburbano
O equipamento receberá as águas do córrego Paim para diminuir a ocorrência de alagamentos no bairro, na Cohab e no Centro. Ele fica entre a Avenida Rubens Caramez e as ruas dos Sulamericanos e dos Paulistas, nos fundos da Escola Estadual Prof. José Sérgio Pereira.
Os trabalhos no local foram retomados em abril deste ano e, hoje, 93,14% das intervenções já foram concluídas, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos. O equipamento terá área de 16.500 m² e capacidade para receber 79.663 m³, ou seja, 79.633.000 litros.
Piscinão do Vitápolis
O equipamento está localizado na divisa dos bairros Chácara Vitápolis, Jardim Dona Elvira e Cidade Saúde e está com 98,69% das obras executadas. O piscinão receberá águas do rio Barueri-Mirim, combatendo enchentes e alagamentos na região destes bairros e na região central de Itapevi.
As obras do piscinão do Vitápolis foram iniciadas no dia 7 de fevereiro de 2017 passado, com previsão de término até o final deste ano. O equipamento, que terá três metros de profundidade, é paralelo ao rio e irá captar o excesso de água quando o nível do rio ultrapassar a cheia. Ele terá capacidade de até 109 milhões de litros de água de armazenamento.
Córrego Barueri-Mirim atinge 98% de obras concluídas
De acordo ainda com estudo realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, a canalização do córrego Barueri-Mirim encontra-se com cerca de 98% dos trabalhos executados. A obra está ligada diretamente ao Piscinão do Vitápolis, que está localizado ao longo de seu curso. A canalização do Rio Barueri Mirim inicia-se na Rua Orlando Higino de Moraes, prossegue pela Avenida Presidente Vargas e se estende até o final das Ruas Lafaiete Rodrigues e Boulevard Paulistana, já na divisa com o município de Jandira.