O prefeito de Osasco, Rogério Lins, vistoriou na quarta-feira, 4/7, as obras de reforma da Emef Luiz Bortolosso, no Jardim Rochdale, na zona Norte, e de recapeamento da Rua 21 de Abril, no Novo Osasco, zona Sul. Secretários municipais acompanharam o chefe do Executivo nas duas agendas.
A unidade escolar está fechada há três meses para reforma porque apresentava problemas estruturais, rachaduras no piso e paredes. Com o reforço nas estruturas, foram construídas oito sapatas (estruturas de concreto e ferro) com 12 metros de profundidade nos pés de algumas colunas e tapadas rachaduras em paredes e batentes de portas. Os corredores receberam nova pintura e houve troca de luminárias em parte do forro de algumas salas.
“A segurança das crianças tem de estar acima de tudo. Esta escola já apresentava problemas com rachaduras há uns três anos. Os pais estavam preocupados. Embora laudos de engenheiros apontassem que não havia riscos, resolvemos interditar a unidade para a reforma”, disse o prefeito.
A previsão é de que a Emef seja reaberta ainda este mês, após o período de férias escolares. As crianças estão sendo atendidas provisoriamente na Fito zona Norte.
Na Rua 21 de abril foram recapeados 2.190 m² de via e aplicadas 460 toneladas de massa asfáltica. O aposentado Abdel de Melo Fontes, 79 anos, comemorou o recapeamento. “Moro aqui há 50 anos e a rua foi asfaltada há uns 40. Desde então nada mais foi feito. A rua estava esburacada e, em alguns pontos, cheia de remendos. Agora ficou bacana”, disse o morador.