O Facebook anunciou hoje, quarta-feira (10) que vai mostrar cada vez menos links de sites que levem a conteúdos de baixa qualidade. mudança, será implementada aos poucos durante os próximos meses e atingirá o feed de notícias, parte da rede social em que os usuários vêem links, textos, vídeos e fotos publicados por seus contatos.
Segundo o Facebook, a decisão foi tomada após usuários relatarem que se sentem enganados ao clicar em um link que leva a conteúdos sem relevância ou a sites recheados de anúncios maliciosos.
A iniciativa para conter os “spammers”, produtores de conteúdo destinado unicamente a gerar fluxo de cliques, é semelhante à estratégia que a rede social vêm aplicando contra disseminadores de notícias falsas.
De acordo com o Facebook, serão alvos os posts que:
Usam imagens excessivamente cortadas ou editadas e exijam que as pessoas cliquem no link para vê-las inteiras
Empreguem texto enganoso e, por gerar confusão, incentive as pessoas a clicar no link
A medida visa minar os conteúdos do tipo “caça-clique” em duas frentes: reduzir a visibilidade que conseguem no Facebook e impedir que anunciem na plataforma.
O Facebook informa que revisou “centenas de milhares” de sites presentes na rede social para identificar aqueles que são adeptos dessa prática. A partir daí, o sistema de inteligência artificial analisa links publicados por outras páginas para averiguar se elas também publicam posts “caça-clique”.
Segundo o Facebook, editores de páginas que não tenham o histórico de oferecer conteúdo de baixa qualidade podem notar um acréscimo no tráfego.