Manter equilibrado o nível glicêmico no sangue é importantíssimo para nosso organismo, principalmente no controle do Diabetes
Aqui estão algumas dicas nutricionais para ajudá-lo a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e combater as dificuldades causadas pelos níveis elevados ou baixos de glicose. Muitos doces, como já sabemos, podem causar problemas que vão desde cansaço até diabetes. Menor nível de açúcar no sangue do que o necessário também pode ser prejudicial, por isso é importante seguir uma dieta onde o nível de glicose do corpo esteja equilibrado. 7 dicas para equilibrar a glicose
Para quem está sempre preocupado com a saúde e o bem-estar, caneta e papel na mão! Confira essas sete dicas em nosso site.
Reduza certos tipos de alimentos processados
Muitos alimentos processados são ricos em açúcar e outros carboidratos e, por não possuírem fibras, atrasam a estabilização dos níveis de açúcar no sangue. Se não puder evitá-los, escolha aqueles feitos com alimentos integrais, como nozes, sementes e frutas secas.
Coma mais fibras
A fibra retarda a digestão dos carboidratos e a absorção do açúcar, ajudando assim a aumentar gradualmente a glicose. Boas fontes de fibra são: peras, aveia, framboesas, brócolis e lentilhas.
Escolha sempre proteínas de alta qualidade.
As proteínas regulam a secreção de insulina, de modo que o açúcar no sangue aumenta mais lentamente. Além disso, os alimentos ricos em proteínas saciam muito e evitam a tentação de comer um doce ou lanche prematuramente.
Coma gorduras saudáveis
A gordura também ajuda a evitar os picos de açúcar, mas deve ser usada com moderação. O ideal é evitar gorduras refinadas (óleos trans e vegetais) e optar por nozes, azeite, abacate e salmão.
Escolha alimentos integrais
Os carboidratos são nossa fonte de energia, por isso não devem ser excluídos da dieta alimentar. Fica a dica para trocar pães, massas e doces por grãos integrais, batata doce e frutas e outros carboidratos integrais.
Cuidado com o jantar
Nossos corpos são mais resistentes à insulina ao longo do dia, então o que comemos à noite provoca um aumento maior no açúcar no sangue do que o que comemos pela manhã. Portanto, evite comer muito ou muito tarde no jantar. Refeições maiores devem ser consumidas mais cedo.
Beba bastante água
Beber água ativa os rins, que removem o excesso de açúcar do sangue através da urina. Alguns estudos já mostram que quem bebe mais água tem menor risco de desenvolver hiperglicemia (nível elevado de açúcar no sangue).