As chuvas de verão estão chegando e, com elas, possíveis criadouros de dengue. Por isso, de 26 a 30 de novembro, a Prefeitura de Carapicuíba realizou a Semana de Mobilização contra a Dengue, por meio de parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação.
Com o objetivo de informar e promover conscientização sobre a doença e formas de combate ao Aedes aegypti, alunos das Emeis e Emefs participaram de atividades educativas sobre o tema. Produções artísticas, palestras, teatros e filmes infantis fizeram parte da programação.
“As crianças aprendem e ainda levam o conhecimento para casa, ensinando a família sobre como combater a dengue. Elas realmente se preocupam em evitar água parada. Ficam de olho e cobram os pais”, conta Silvana Leite, coordenadora pedagógica da Emei Ciranda da Criança.
A mobilização se estendeu às unidades de saúde básica, escolas municipais e aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Os locais receberam vistorias e orientações para evitar focos do mosquito.
Patrulha da Dengue
Vale destacar que diariamente diversas equipes percorrem os bairros da cidade, por meio do programa ‘Patrulha da Dengue’. De janeiro a novembro de 2018, os agentes de saúde de Carapicuíba visitaram cerca de 70 mil residências, orientando os moradores com ações de combate ao Aedes aegypti.