Trânsito da cidade passa a ser monitorado por sistema central de câmeras

Trânsito da cidade passa a ser monitorado por sistema central de câmeras
Compartilhe com:

Desde o dia 1º de julho, Carapicuíba passou a utilizar Sistema Central de Monitoramento de Trânsito. O sistema está implantado e em funcionamento na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) (Av. Santa Teresinha, 24 – Centro – esquina com Av. Dep. Emílio Carlos).
A Prefeitura de Carapicuíba instalou nove câmeras speed dome em pontos estratégicos da cidade, que são monitoradas pela Central, com movimento em 360 graus e zoom de 45x. A Central tem a dupla função de acompanhar a mobilidade urbana e a segurança pública, numa parceria entre a SMTT e a Guarda Civil Municipal (GCM).

A SMTT, alem de acompanhar ocorrências de acidentes online, pode ainda, por meio da Central de Controle Semafórico, ajustar os semáforos para melhor fluidez do trânsito, sem precisar ir até o local. O sistema é útil ainda para estudos de melhorias nas vias para melhor mobilidade.

Já a GCM passa a atuar com mais agilidade em diligências, tendo maior eficiência no policiamento preventivo.

O sistema implantado é capaz de fazer leitura das placas dos veículos e está integrado com os sistemas das Policias Civil e Militar, e se integra ao das rodovias da região, Rodoanel, Castelo e Raposo Tavares.

O prefeito Sergio Ribeiro reitera que, melhorar a segurança no município, está entre suas metas. “Já demos passos importantes, como a criação da GCM m 2010, que conta com duas bases, a implantação do programa Crack é possível vencer no município, e agora a realização de um projeto sonhado, o monitoramento por câmeras da cidade. Há muito que fazer, mas estamos avançando ”, ressalta o prefeito.

Compartilhe com:
Comments (1)
Add Comment
  • João Adilson

    Muito interessante para o município. Seria bom monitorar o trânsito de bicicletas no calçadão, um absurdo um local privativo a pedestres e o abuso de ciclistas que vem ocasionando acidentes, como atropelamento principalmente de idosos e crianças.
    As autoridades deveriam tomar providências urgentes, uma vez que ´conforme legislação do CONTRAN “É PROIBIDO O TRÂNSITO DE BICICLETAS EM CALÇADAS E CALÇADÕES SOB PENA DE APREENSÃO DA MESMA”