Tipos mais comuns de Câncer encontrados em mulheres

Tipos mais comuns de Câncer encontrados em mulheres
Compartilhe com:

Homens e mulheres são diferentes em muitos níveis. Isso inclui os tipos de câncer que eles podem desenvolver. Existem certos tipos de câncer que apenas os homens desenvolvem e há certos tipos de câncer que são desenvolvidos apenas nas mulheres. Existem certos tipos de câncer que atormentam mais as mulheres do que os homens e vice-versa. É importante saber quais tipos de câncer você pode desenvolver.

Somente mulheres

Provavelmente isso é bastante óbvio. Os cânceres que apenas as mulheres adquirem são os cânceres ginecológicos – que, naturalmente começam em locais como o colo do útero, o útero, a vagina, a vulva, os ovários e, às vezes, as trompas de falópio (muito raras). Desnecessário será dizer que esses tipos de câncer são encontrados apenas nas mulheres porque as mulheres são as únicas com esses órgãos.

Homens também desenvolvem câncer de mama

E embora você possa pensar que apenas as mulheres têm câncer de mama, esse não é o caso. Os homens também têm tecido mamário e podem desenvolver câncer de mama. Portanto, os únicos cânceres que as mulheres desenvolvem e os homens não conseguem são os cânceres ginecológicos dos órgãos reprodutivos.

Cânceres mais prevalentes em mulheres

Existem alguns tipos de câncer que atingem fortemente as mulheres. Os tipos mais comuns de câncer que realmente afetam as mulheres são câncer de mama, câncer colorretal, câncer de endométrio, câncer de pulmão, câncer de colo do útero, câncer de pele e câncer de ovário.

O câncer de mama é o câncer mais comum nas mulheres, longe do câncer de pele, mas é seguido de perto pelo câncer de pulmão e depois pelo câncer colorretal.

No entanto, o câncer de mama tem uma melhor taxa de sobrevivência entre as mulheres do que o câncer de pulmão. O câncer de pulmão é a principal causa de mortes por câncer entre mulheres brancas, negras, asiáticas / ilhéus do Pacífico e indianas / nativas do Alasca.

O câncer de pulmão é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres hispânicas. O câncer número um mais fatal para as mulheres hispânicas é o câncer de mama. E a terceira principal causa de mortes por câncer entre todas as mulheres, independentemente da nacionalidade, é o câncer colorretal.

Detecção Precoce

Certamente, as excelentes técnicas de triagem e detecção precoce (diagnóstico do câncer no seu estágio pré-sintomático) que temos que rastrear para o câncer de mama é o motivo pelo qual a taxa de sobrevivência é maior. As mulheres caucasianas têm a melhor chance de sobrevivência quando se trata de câncer de mama. As mulheres afro-americanas e hispânicas correm um risco maior de sucumbir ao câncer de mama do que as mulheres caucasianas.

Famílias de baixa renda estão mais em risco de câncer de mama. Isso provavelmente tem a ver com o acesso limitado que eles podem ter a exames como mamografias. É por isso que é tão importante apoiar organizações sem fins lucrativos de câncer de mama. Com a taxa de sobrevivência aumentando exponencialmente com a detecção precoce, o fornecimento de exames iniciais necessários para famílias de baixa renda é da maior importância.

Principal fator

No geral (masculino ou feminino), o câncer de pulmão continua sendo o principal fator de morte entre os pacientes. Curiosamente, é o mais fácil de evitar. Estima-se que 87% a 90% de todas as mortes por câncer de pulmão estejam relacionadas ao tabagismo. Parece simplesmente o suficiente – se você parar de fumar, diminui suas chances de morrer de câncer de pulmão.

Como o câncer de pulmão não possui um teste de detecção precoce confiável, como o câncer de mama, -é difícil diagnosticar precocemente-. É por isso que mais pessoas morrem de câncer de pulmão; Depois de começar a mostrar sinais, você já está tão adiantado na progressão da doença que poupar o câncer de pulmão é muito mais difícil.

Finalmente, o câncer colorretal é a terceira principal causa de mortes relacionadas ao câncer em homens e mulheres. Isso parece estar em declínio, no entanto. Com melhores testes, os pólipos são encontrados e diagnosticados precocemente, levando a um tratamento mais precoce. Além disso, o tratamento para o câncer colorretal melhorou, então a taxa de sobrevivência desse tipo de câncer está aumentando.

Esse é o tipo de câncer que mais aflige as mulheres e o que você deve observar. Lembre-se de que a detecção precoce é fundamental para aumentar sua taxa de sobrevivência. Portanto, os exames de mamografia e a colonoscopia são necessários. Alguns minutos de desconforto podem salvar sua vida.

*Maurilio Candido Junior, é jornalista e escritor, diretor da Empresa Guia Carapicuíba Comunicação Publicidade e Editora Ltda, editor do Guia de Carapicuiba, CEO do portal Zobi Classificados e Urgence Brasil.

 

Compartilhe com:
cancercâncer de pelecâncer de pulmãocolorretaldiseasemamaoncologia
Comments (0)
Add Comment