A parceria com o Programa Google for Education é uma das ações de impacto da Instituição em 2021, reafirmando o seu compromisso com a excelência e possibilitando que toda comunidade escolar desfrute de uma gama de ferramentas e benefícios.
Plataforma “FASCS Conectada” vislumbra experiências de aprendizado artístico em ambiente virtual
Ao unir seu tradicional método, construído ao longo dos últimos 50 anos, com os mais modernos conceitos do ensino a distância da atualidade, a Fundação das Artes de São Caetano do Sul presenteia sua comunidade escolar em 2021 com uma plataforma digital multimídia que irá facilitar o dia-a-dia de professores, funcionários, alunos e suas famílias.
Demonstrando a sua disponibilidade em desenvolver as habilidades do futuro, a Fundação das Artes firmou uma parceria com o Programa Google For Education e anunciou o lançamento da plataforma FASCS Conectada. A iniciativa vai além de uma ação pontual vinculada à pandemia, mirando em novas perspectivas de atuação da Instituição nos próximos anos.
FASCS Conectada é um ambiente virtual para a oferta de aulas online de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Uma espécie de mosaico multidisciplinar, com recursos e ferramentas para a geração de conteúdos exclusivos, personalizados, até a criação de portfólios artísticos, de forma ágil e eficaz.
A Instituição, que foi concebida com o propósito de criar uma comunidade de pessoas com interesse em expandir seu conhecimento sobre arte, lança o olhar para o futuro, fazendo uso da tecnologia para compartilhar saberes contribuindo com a formação de novos artistas e de um mercado profissional, inovador, dinâmico e criativo, dentro do segmento das artes.
“A plataforma FASCS Conectada é uma grande conquista para a instituição. A parceria com a Google é isenta de custos e traz recursos atualizados no que diz respeito ao ensino a distância, essa iniciativa preza pela excelência no ensino das artes, que é a marca registrada da Fundação das Artes”, comenta a Diretora Geral, Ana Paula Demambro.
Fazendo uso de ferramentas educacionais modernas de ensino remoto, os alunos poderão traçar um paralelo entre o aprendizado e seus processos criativos individuais, encontrando as soluções necessárias para o seu crescimento como artista e profissional da cultura.
Canais de youtube individuais, criação de sites, revisão de aulas, espaços de compartilhamento, e-mail exclusivo da Fundação das Artes e drives ilimitados para armazenamento de informações, são algumas das facilidades que a nova plataforma irá possibilitar. Treinamentos específicos foram realizados com os professores, funcionários, alunos e pais, ações formativas que desenvolvem habilidades de uso dos recursos tecnológicos.
Com o desenvolvimento de conteúdos criativos, abordagens interessantes e histórias inspiradoras, a plataforma FASCS Conectada é uma via para experiências de aprendizado artístico em formato digital, mas também a possibilidade de potencializar a arte como forma de conexão da Instituição com toda a comunidade.
“As funcionalidades oferecidas pela plataforma também buscam inspirar os artistas a armazenar os registros de sua trajetória na Fundação das Artes, construindo portfólios desde a iniciação artística. A plataforma poderá reunir um acervo de memória das produções artísticas, o que almejamos que seja uma experiência potente e inspiradora”, explica Demambro.
Nos últimos anos a Fundação das Artes tem recebido grandes investimentos em infraestrutura, como é o caso da revitalização e modernização do edifício sede, agregando tecnologias aos processos e ampliando os formatos das atividades de diversas formas.
Com o lançamento da plataforma FASCS Conectada, mais do que nunca a Instituição se mostra atenta ao momento e abre novas perspectivas de inovação no ensino voltado à arte.
“Essa aposta em uma estrutura tecnológica retrata como a Fundação das Artes vem se posicionando com o foco no crescimento e no desenvolvimento nos últimos anos, além de criar uma conexão entre professores, alunos e responsáveis, a fim de elevar a Instituição e a sua produção artística à sua máxima potência”, finaliza Demambro.