Por: Maurilio Candido Junior
Escrever um artigo não significa apenas colocar pensamentos em palavras, digitá-los e escrevê-los. Você tem que capturar o interesse de seus leitores e levá-los a continuar lendo. Para enviar sua mensagem você tem que chamar a atenção do leitor e ter uma firme compreensão de seu interesse e despertar sua curiosidade.
O principal ingrediente em escrever um artigo é uma grande dose de criatividade. Embora a criatividade possa ser natural para muitas pessoas, algumas pessoas entram em uma espécie de bloqueio ou algo nesse sentido que pode enlouquecer alguém. Muitos escritores literalmente arrancam os cabelos quando ficam bloqueados e não conseguem fazer sua criatividade fluir.
Colocar palavras que se transformam em imagens na mente dos leitores é uma arte. Uma representação clara e nítida deste efeito, exige um certo talento que só a criatividade pode proporcionar. Comparação e metáforas ajudam muito, mas a forma como
um artigo se entrelaça palavra por palavra, frase por frase, e em seguida, parágrafo por parágrafo se transformando em um artigo inteiro é o desenvolvimento da essência básica da criatividade.
E quando nada vem a mente, o que fazer?
Então, o que fazer quando nada vem à mente? Não há maneiras e tampouco receitas infalíveis de se obter ideias perfeitas, mas existem algumas maneiras fáceis de tentar fazer sua criatividade fluir. Ninguém pode garantir que você possa alcançar a mentalidade perfeita para isso, mas muitos métodos podem ajudá-lo a alcançar esse estado de espírito. Aqui estão cinco maneiras para se alcançar isso.
1) Mantenha sempre um diário com você. Ideias podem ser desencadeadas por qualquer coisa que você possa ouvir, ver ou cheirar. Seus sentidos são o seu radar para encontrar grandes ideias. Escreva todos eles em um diário e guarde-o para referência futura.
Você também pode escrever qualquer coisa que tenha lido ou ouvido, as ideias de outros poderão ser usadas para desenvolver suas próprias ideias e isso não é roubar. Lembre-se de que ideias e criatividade podem vir de qualquer lugar; é o desenvolvimento da
ideia que a torna única.
2) Antes de trabalhar em sua escrita, relaxe e arrume tempo para organizar e resolver todas as suas coisas. Uma mente desordenada não pode criar espaço para novas ideias. Você deve ter uma mente clara e livre se quiser ter sua criatividade disponível. Livre-se de todos os obstáculos que podem interromper ou prejudicar sua criatividade. Se você está incomodado com alguma coisa, certamente não vai conseguir forçar sua mente a manter o foco.
Tente relaxar cada vez que puder e pense sobre suas experiências e interações com as outras pessoas. Suas experiências são o que molda sua mentalidade e suas opiniões, que poderiam ser refletidas em seus escritos. Tente descobrir a si mesmo, descubra o que desencadeia suas emoções. Descubra o que te inspira e o que te impressiona. Você pode usar essas emoções para ajudá-lo a expressar a si mesmo e a suas ideias, com isso você pode crescer criativamente.
3) Encontre ou crie um local de trabalho que possa inspirar sua criatividade. Seu local de trabalho pode ser um grande obstáculo se não o fizer sentir-se feliz ou relaxado. Criatividade vem de estar em um bom estado de espírito e um ambiente de trabalho confuso que causa distração não será propício para acionar seu fluxo criativo.
Envolva seu local de trabalho com objetos que o deixem feliz e relaxado. Você pode colocar fotos, fragrâncias, objetos que o inspiram ou qualquer coisa que possa estimular sua criatividade.
Um local de trabalho limpo e bem organizado com certeza o livrará também de distrações e obstáculos indesejáveis. Com um bom local de trabalho, você pode trabalhar em paz e nunca perceber o tempo passar.
4) Defina o humor. Definir o humor requer que você apenas vá com o momento ou induza a si mesmo a sentir o que faz sua mente funcionar melhor. Descobrir o que faz você funcionar melhor pode ajudá-lo a encontrar maneiras de fazer sua criatividade fluir. Defina o ritmo e tempo para o seu humor e tudo o mais se seguirá.
Há muitas maneiras de definir o humor. Alguns escritores são conhecidos por usar álcool, um pequeno gole de vinho para estimular a imaginação. Alguns gostam de ouvir música enquanto outros deixavam a iluminação do ambiente criar o clima ideal.
5) Em alguns momentos da sua vida experimente fazer algo diferente, algo de louco. Deixe-se ir e se divirta, a adrenalina que algo desse tipo pode produzir pode tornar a sua imaginação selvagem. Torne uma aventura ou uma caminhada em algo solene, ousado, divertido. Seja o que for que seja incomum em seu dia, pode acabar com a rotina. Em pouco tempo, sua criatividade fará uso dessas experiências, sensações e emoções e fará com que sua imaginação se utilize e se expanda.
Lembre-se o processo da escrita deve ser sempre divertido e calmo, caso você não esteja se divertindo com o processo, talvez seja necessário você repensar a forma que está se preparando para o processo. Boa sorte e boa escrita!
*Maurilio Candido Junior é Jornalista e escritor, diretor do Jornal Guia Carapicuíba, proprietário dos sites : zobi.com.br, guiadecarapicuiba.com.br, guiacarapicuiba.com.br