Os jogos de tabuleiro invadiram as salas de aula em Osasco e a atividade vai muito além da brincadeira. No contraturno das aulas, os estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal têm a oportunidade de continuar aprendendo conteúdos diferentes das disciplinas tradicionais.
Neste primeiro semestre, os estudantes de 43 escolas da rede estão aprendendo, com a orientação de 30 profissionais capacitados, as regras do jogo de xadrez. A atividade estimula o raciocínio lógico, o desenvolvimento cognitivo, aprimorando a concentração, memória e tomada de decisões, além de aumentar a capacidade de imaginação e planejamento.
“Neste projeto, os alunos estudam em um período e participam das oficinas no outro. Com isso, a evolução dos alunos é visível a cada dia. Tudo isso é fruto do trabalho diferenciado que estamos fazendo nas escolas”, explica a secretária de Educação, Ana Paula Rossi.
O projeto “Eu Tenho Futuro – Mais Tempo na Escola” conta ainda com outras oficinas de Práticas Cooperativas como Jogos de Tabuleiro, Futsal, Futebol, Jogos Cooperativos, oficinas de Arte e Cultura como Teatro, Dança, Música e Capoeira, além de oficinas de Jogos de Linguagem, Jogos de Raciocínio, Inglês e Interação Digital.