facebook

Saúde de Jandira recebe premiação do Estado nas ações de controle a Tuberculose

Compartilhe com:

Município mantém ações de controle, com tratamento supervisionado a pacientes diagnosticados com a doença. Em março, a cidade de Jandira foi premiada pela Secretaria de Estado da Saúde, em função da qualidade das ações voltadas à prevenção e controle de Tuberculose.

A menção honrosa se deu pelas atividades realizadas pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, por meio de ações de Busca Ativa de sintomático respiratório.

Pacientes que apresentam tosse por um período superior a 3 semanas são orientados a realizar o exame de escarro, nas unidades de saúde do município, para possível diagnóstico precoce de Tuberculose.

A partir da confirmação, o paciente passa a ser acompanhado de segunda a sexta-feira por profissionais da Secretaria da Saúde. O tratamento é acompanhado pela equipe da Unidade de Saúde Integrada mais próxima da residência. As dez USI’s de Jandira disponibilizam o tratamento gratuitamente.

O acompanhamento tem duração de seis meses. Nos primeiros dois meses, a supervisão é diária, excetos sábados e domingos. Ao final desse período, a supervisão passa a ser realizada, no mínimo, três vezes por semana.

O Ministério da Saúde determina como meta de cura de Tuberculose 85% dos casos diagnosticados. Em Jandira, a meta é superada, uma vez que os pacientes atendidos nas USI’s recebem tratamento supervisionado constante pelos profissionais das unidades.

 

Compartilhe com:

Adicionar Comentario

Designed by

best down free | web phu nu so | toc dep 2017