facebook

Prefeitura de Jandira inicia ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue

Compartilhe com:

A Prefeitura de Jandira, com o objetivo de combater os focos do mosquito Aedes aegypti e prevenir a transmissão de doenças como a Dengue, a Chikungunya e o Zika vírus, decidiu intensificar as ações no município. Diariamente, a equipe de controle de vetores da Secretaria Municipal de Saúde percorre ruas e avenidas da cidade, em ações diversificadas, em imóveis residenciais, prédios públicos e propriedades particulares.

A prevenção também acontece aos finais de semana, quando são realizados mutirões contra a dengue, em diversos bairros. A meta é barrar a proliferação do mosquito e evitar novos casos dessas doenças entre os moradores.

Durante essas visitas, os agentes realizam orientações sobre criadouros do mosquito e entregam folhetos com esclarecimentos sobre as doenças. Dependendo do que é encontrado nos locais, são realizadas outras ações pontuais, como colocação de telas em caixas d’água, aplicação de larvicidas e nebulização de inseticidas, quando existe um caso confirmado em um raio de 09 km.

Esse trabalho da Secretaria de Saúde conta com cerca de 110 profissionais da área envolvidos diretamente nas ações, além das parcerias com a Secretaria de Educação e com o setor de Fiscalização de Posturas.

Esse ano, o município tem apenas uma notificação de Dengue, mas o caso ainda não foi confirmado. Segundo o prefeito Paulo Barufi, a ideia é que a guerra ao mosquito não tenha tréguas.

“Vamos intensificar ao máximo essas ações, para que o combate ao mosquito seja constante. Vamos estar sempre monitorando. Queremos sempre manter esse número sob controle”, disse o prefeito.

O combate ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa de todos. Fique atento nas dicas:

– manter reservatórios de água sempre fechados e telados;

– remover folhas, galhos e tudo que possa permitir acúmulo de água nas calhas;

– evitar acúmulo de água sobre a laje;

– lavar semanalmente, por dentro e com escovas e sabão, os tanques de armazenamento de água;

– encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas;

– guardar garrafas de água com a boca para baixo;

– entregar pneus velhos aos serviços de limpeza urbana.

Compartilhe com:

Designed by

best down free | web phu nu so | toc dep 2017