facebook

Tradicional Festa da Santa Cruz agita Aldeia de Carapicuíba

Compartilhe com:

De 2 a 4 de maio, acontece mais uma edição da Festa de Santa Cruz na Aldeia de Carapicuíba. O evento integra o calendário cultural do município desde 1954, e tem suas origens no período da colonização portuguesa, com a influência religiosa dos padres jesuítas.
Organizada pela Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o apoio da Comunidade Santa Catarina e dos festeiros, a Festa de Santa Cruz é o evento mais tradicional do município, e acontece há mais de 300 anos.

Tradição

A festa mobilizava moradores e famílias de vários pontos da Grande São Paulo que vinham de carroças, carros de boi e automóveis, e se juntavam para ceias coletivas, cada um trazendo uma parte dos alimentos e bebidas que eram consumidos em meio a rodas de viola, catiras, leilões no pátio, cirandas e outros folguedos folclóricos. Com os novos tempos e a consequente urbanização da Aldeia, a festa foi se tornando cada vez mais pública, tornando-se parte do calendário oficial da cidade e a prefeitura  assumiu muitas funções antes relegadas somente às famílias e aos festeiros.

A Dança de Santa Cruz tem aspectos peculiares. Inicialmente, os violeiros, cantadores e dançantes, reúnem-se em frente à Igreja de Santa Catarina e ao pátio Cruzeiro para saudarem o templo e a Santa Cruz. Na seqüência é feita uma saudação em forma de cantoria em roda, e em seguida, a saudação é repetida na frente de todas as cruzes enfeitadas nas casas do quadrilátero que forma a Praça da Aldeia.

A Zagaia, que encerra a festa, é uma variação, com maior influência indígena, da dança, da música e do cântico, caracterizada por uma grande roda em frente à capela. Durante os dias da festa, os festeiros, providenciam lanches, almoços, canjas e gemadas.

Os festeiros participam durante os dias, de 2 a 4 de maio. O primeiro dia é marcado pela apresentação de grupos e artistas que tocam e cantam música de raiz. No segundo, acontece o tradicional levantamento do mastro, dando início à Dança de Santa Cruz, que segue por três dias consecutivos.

Segundo estudo feito pela Secretaria de Cultura e Turismo de Carapicuíba, a festa é única no mundo, haja vista a relevância histórica e os elementos culturais que a compõem.

Serviço:
Festa da Santa Cruz nos dias  2, 3 e 4 de maio de 2015
Local: Aldeia Jesuítica de Carapicuíba

Programação:
Dia 02 de Maio
19h – Levantamento do Mastro e encerramento da novena
21h – Início da tradicional Dança da Santa Cruz “Sarabaquê”

Dia 03 de Maio
11h – Missa Campal Sertaneja com a presença da orquestra de viola caipira de Osasco – Casa de Violeiros do Brasil
15h – Show de Música Raiz
17h – Procissão em louvor a Santa Cruz
21h – Continuação da Dança de Santa Cruz

04 de Maio
17h – Quermesse e Show Musical
22h – Continuação da Dança de Santa Cruz  e encerramento com a Tradicional  Zagaia

Como chegar:
Pode-se chegar à Aldeia utilizando-se os acessos da Rodovia Raposo Tavares km 22,5, seguindo pela Estrada da Aldeinha por cerca de 3km. Acompanhe a sinalização.
Pela Castelo Branco, saída 23B, sentido Rodoanel, entrada Carapicuíba e segue sentido Aldeia.

 

Compartilhe com:

Clique Para Anunciar Grátis

Adicionar Comentario

error: Este Conteúdo é Protegido por Direitos Autorais !!
Designed by

best down free | web phu nu so | toc dep 2017