facebook

Santana de Parnaíba e Carapicuíba recebem o Startup in School 2017

Compartilhe com:

O Startup in School, programa de iniciação em empreendedorismo tecnológico para alunos do ensino médio, chega em 2017 à sua segunda edição. O projeto é uma parceria entre o Google, que patrocina o Startup in School em escolas públicas desde 2016, a consultoria Ideias de Futuro e o Centro Paula Souza (CPS).

Oito Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de São Paulo participam de uma competição na qual os estudantes precisam criar um aplicativo que cause impacto social. Nos dias 6 e 13 de maio, acontecem as edições do Startup in School nas Etecs Bartolomeu Bueno da Silva (Santana de Parnaíba) e Carapicuíba (Carapicuíba).

Marcelo Lacerda, diretor de relações governamentais do Google, explica que “o Startup in School dá aos alunos uma nova dimensão do que é ter um trabalho. Você pode ser dono do seu próprio negócio, você pode inventar o seu próprio negócio. Isso tem tudo a ver com a história do Google”.

Na primeira etapa das atividades, os participantes têm o desafio de desenvolver novos produtos, analisar o público-alvo e fazer a concepção do protótipo do aplicativo utilizando a metodologia Design Sprint, criada pelo Google. Os estudantes também participam de uma oficina de programação e estruturam um modelo de negócios.

Em cada uma das Etecs são realizadas adicionalmente atividades para os professores sobre como utilizar metodologias do Startup in School em disciplinas regulares e outros projetos, fortalecendo a cultura empreendedora dentro da escola.

As equipes vencedoras de cada escola competirão em uma semifinal online. Desta etapa, sairão as quatro finalistas que participarão de um Day Camp de aceleração no Google Campus São Paulo. No mesmo dia ocorre a grande final, que definirá os dois vencedores. Os campeões receberão três meses de mentoria da Ideias de Futuro, com foco na evolução de seus projetos e acesso a especialistas do Google.

Amor à Tecnologia da Informação

A edição 2016 envolveu dez escolas e mais de 500 alunos participaram do programa. Os grupos vencedores foram Walp, da Etec de São Caetano do Sul, que tem como objetivo conectar ONGs com pessoas do entorno que desejam ajudar. O Do2Gether (Etec Dra. Ruth Cardoso) que pretende reunir pessoas desconhecidas para a prática de esporte. E o SOS Fácil, da Etec Sebrae, que é um dispositivo para facilitar o acesso de serviços de emergência pelo celular para idosos que moram sozinhos.

O programa “mudou por completo” o participante Pedro, do Walp, “(…) desenvolvendo a minha vida profissional como eu nunca havia pensado”, afirma.

“A visão sistêmica que adquiri durante o concurso mudou para sempre a maneira como eu gerencio os meus projetos na vida escolar e profissional. (…) Eu aprendi a empreender desenvolvendo negócios na prática e agora posso dizer que realmente tenho amor à Tecnologia da Informação (TI)”, explica Pedro.

Além de Santana de Parnaíba e Carapicuíba, o Startup in School 2017 acontece nas Etecs São Mateus e Praia Grande (dias 20 e 27 de maio) e Albert Einstein e Mauá (dias 12 e 19 de agosto).

 

Compartilhe com:

Adicionar Comentario

Designed by

best down free | web phu nu so | toc dep 2017