facebook

SAMU de Itapevi capacita profissionais da região Oeste

Compartilhe com:

Na manhã da terça-feira (4), integrantes do SAMU de Itapevi (Serviços de Atendimento Móvel de Urgência) iniciaram as atividades do curso de capacitação para 50 profissionais que fazem parte do SAMU Regional Oeste. A iniciativa acontece até o mês de setembro e tem como objetivo capacitar e recertificar os profissionais do SAMU para o atendimento pré-hospitalar. O curso acontece na Central de Regulação Médica do SAMU, na Rua José Michelloti, 400, na Cidade Saúde.

Em período integral, as aulas acontecem todas às terças e quartas-feiras, das 7h30 às 17h30, um plantão completo das equipes de saúde. O curso é ministrado pelo Núcleo de Educação Permanente do SAMU Regional Oeste, do qual Itapevi é a sede e atende outras cinco cidades da região (Jandira, Carapicuíba, Cotia, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista).

O curso tem duração de 175 horas/aulas e são subdivididos em módulos (Saúde Pública, Biossegurança, Emergências Pediátricas, Emergências Psiquiátricas, Emergências Traumáticas, etc). “Todo o curso conta com aulas teóricas e práticas, no qual os alunos são quem realizam o atendimento”, explica a enfermeira Edielza Rocha Vanderley Moreira, certificada pelo Ministério da Saúde e Hospital Alemão Osvaldo Cruz para ser tutora do curso. O enfermeiro Renato César Pereira Coimbra também auxilia na tutoria.

“Após a conclusão do curso, todos recebem o certificado e são considerados capacitados junto ao Ministério da Saúde, órgão que fiscalizará o SAMU verificando a qualidade da capacitação dos profissionais. Este curso é obrigatório aos profissionais de todo o SAMU”, revela Edielza.

Nesta capacitação, participa também uma equipe médica do Exército Brasileiro do 22°Batalhão Logístico Leve de Barueri junto aos profissionais do SAMU.

Palestras

Neste ano, o SAMU de Itapevi já promoveu três palestras em empresas e na Escola Livre de Dança. Aproximadamente 150 pessoas já participaram das formações, puderam entender como funciona a rotina do SAMU e tiveram orientações de primeiros socorros sobre o que fazer em casos de desmaio, engasgo, convulsões e parada cardiorrespiratória.

As palestras são sempre ministradas pela equipe do Núcleo de Educação Permanente. As palestras geralmente focam na conscientização das pessoas sobre o uso correto do SAMU  e sobre as formas de evitar os trotes telefônicos.

“Além de contar com pessoas preparadas para auxiliar as equipes de atendimento, nosso trabalho é conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde e fornecer orientações de primeiros socorros. Este é o trabalho do programa Parceiros do SAMU”, explica Vanessa da Conceição, técnica em Saúde do SAMU Itapevi.

 

Compartilhe com:

Clique Para Anunciar Grátis

Adicionar Comentario

error: Este Conteúdo é Protegido por Direitos Autorais !!
Designed by

best down free | web phu nu so | toc dep 2017