facebook

IDEB: Ensino municipal de Carapicuíba tem evolução expressiva de 2011 para 2015

Compartilhe com:

O Ministério da Educação divulgou no início de setembro de 2016 o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015, que apresenta os resultados da Prova Brasil, aplicada em novembro do ano passado, aos alunos de 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio de todo o país. A prova é aplicada a cada dois anos e tem o objetivo de monitorar a qualidade do ensino brasileiro e propor melhorias. As médias das Escolas Municipais de Ensino Fundamental demonstram que, em Carapicuíba, todas as escolas municipais melhoraram a cada prova, ficando em 2015, muito próximo da meta. Veja abaixo:

EMEF PROF. ARGEU SILVEIRA BUENO
2011                      2013                      2015
4.5                          4.9                         5.5

EMEF VER. EDEGAR SIMÕES
2011                      2013                      2015
3.9                          4.3                         5.1

EMEF DEP. JOAO HORNOS FILHO
2011                      2013                      2015
4.6                          5.1                         5.6

EMEF PROF. MIGUEL COSTA JUNIOR
2011                      2013                      2015
4.3                          4.6                         5.1

EMEF PROF. NAI MOLINA DO AMARAL
2009                      2013                      2015
4.1                          5.2                         6.2

EMEF PROFA. NOEMY DA SILVEIRA RUDOLFER
2011                      2013                      2015
5.1                          5.7                         6,1

Vale ressaltar que as escolas Nai Molina do Amaral e Noemy da Silveira Rudolfer atingiram a meta, de 5,6. Estas médias apontam o sucesso do trabalho desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para garantir o acesso e permanência das crianças nas escolas, com qualidade.

Um trabalho feito com planejamento, que inclui o aumento de vagas desde a educação infantil, melhoria das escolas com reformas e ampliações, possibilitando implantar salas de recursos especiais, informática, biblioteca e brinquedoteca.

Os cuidados especiais com a alimentação escolar, organizada por nutricionistas do DEPAE (Departamento de Alimentação Escolar), são prioridade na Educação Municipal. Os cardápios são diários, balanceados de acordo com a idade das crianças, sendo de três a cinco refeições, ação que resulta no melhor desempenho dos alunos.

Uniformes e materiais didáticos são entregues gratuitamente desde 2010, garantindo a todas as crianças os mesmos direitos a itens de qualidade, colaborando na permanência das crianças, elevação da auto-estima e economia no orçamento doméstico.

A capacitação dos professores, por meio do Encontro de Formação Continuada, que está na 5ª edição, é uma ferramenta fundamental para garantir o comprometimento dos professores com o conteúdo curricular. Os programas desenvolvidos por meio de convênios com o Governo Federal, como o Mais Educação, que propicia o contra turno, mais três horas de aula para alunos em dificuldades de aprendizagem, por meio de atividades lúdicas, que envolvem esporte, arte e música e o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), que capacita professores do 1º ao 3º ano, visando garantir a meta de alfabetizar as crianças aos 7 anos.

Outras ações tornam visível o esforço para o aumento da qualidade do ensino na rede municipal de Carapicuíba, como a implantação de aulas de Arte, Musicalização e Educação Física no Ensino Infantil, garantia do direito aos professores de terem um terço da jornada de trabalho para atividades extra-classe, pagamento do bônus do Fundeb, reformas de 48 das 49 unidades, busca de recursos para ampliação da rede municipal, compra de mobiliário novo, dentre outras ações.

O prefeito Sergio Ribeiro, afirma que “a educação é a prioridade da nossa Administração. Os resultados da Prova Brasil, são fruto de um grande esforço. Ainda temos muito a alcançar, mas este resultado é a certeza de que estamos no caminho certo. Parabéns aos professores, profissionais da Educação e alunos”.

Compartilhe com:

Clique Para Anunciar Grátis

Uma Resposta

  1. MARILSA leite Saltorato 17 de outubro de 2016

Adicionar Comentario

error: Este Conteúdo é Protegido por Direitos Autorais !!
Designed by

best down free | web phu nu so | toc dep 2017